|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão. |
Data corrente: |
01/04/1992 |
Data da última atualização: |
01/04/1992 |
Autoria: |
PASCHOAL, A. D. |
Título: |
Contribuicao ao conhecimento da familia tetranychidal no Brasil (Arachnida:Acarina). |
Ano de publicação: |
1970 |
Fonte/Imprenta: |
Piracicaba: ESALQ, 1970. |
Páginas: |
123 p. |
Descrição Física: |
Tese Doutorado |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O trabalho em apreco encerra precisamente uma revisao da familia tetranychidal no Brasil, sendo esta uma contribuicao para o seu melhor conhecimento. |
Palavras-Chave: |
Acarina; Acaros; Allonychus; Allonychus braziliensis; Allonychus reisi sp n; Brasil; Mononychus bondori sp n; Mononychus chemosetosus sp; Oligonichus; Oligonychus(O) anonal sp n; Tetranychidal; Tetranychus(T) escolastical sp n; Tetranychus(T) paschoali sp n; Tetranychus(T) zamithi sp n. |
Thesaurus Nal: |
Arachnida; Eotetranychus; Panonychus; Platytetranychus; Tetranychus. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01143nam a2200349 a 4500 001 1259931 005 1992-04-01 008 1970 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aPASCHOAL, A. D. 245 $aContribuicao ao conhecimento da familia tetranychidal no Brasil (Arachnida$bAcarina). 260 $aPiracicaba: ESALQ$c1970 300 $a123 p.$cTese Doutorado 520 $aO trabalho em apreco encerra precisamente uma revisao da familia tetranychidal no Brasil, sendo esta uma contribuicao para o seu melhor conhecimento. 650 $aArachnida 650 $aEotetranychus 650 $aPanonychus 650 $aPlatytetranychus 650 $aTetranychus 653 $aAcarina 653 $aAcaros 653 $aAllonychus 653 $aAllonychus braziliensis 653 $aAllonychus reisi sp n 653 $aBrasil 653 $aMononychus bondori sp n 653 $aMononychus chemosetosus sp 653 $aOligonichus 653 $aOligonychus(O) anonal sp n 653 $aTetranychidal 653 $aTetranychus(T) escolastical sp n 653 $aTetranychus(T) paschoali sp n 653 $aTetranychus(T) zamithi sp n
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Algodão (CNPA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
19/03/2012 |
Data da última atualização: |
03/05/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
TÔSTO, K. L.; TOSTO, S. G.; PEREIRA, L. C. |
Afiliação: |
KARINA LIMA TÔSTO; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA. |
Título: |
Erosão do solo e sustentabilidade ambiental para o ensino fundamental. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE, 6., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: FAE, 2011. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental no Município de Niterói, RJ. Em classe de aula foram construído 3 modelos práticos de baixo custo, envolvendo a conservação dos solos, água e problemas de degradação, sendo em seguida demonstrado os efeitos dos mesmos. De ordem geral o trabalho procurou associar e avaliar o aprendizado dos alunos com esses modelos Especificamente procurou-se: (i) avaliar os conhecimentos prévios por meio de questionário dos alunos do ensino fundamental sobre os solos, sua importância e processos envolvidos na sua degradação; (ii) construir um modelo prático que permita a análise da degradação do solo decorrente de processos erosivos; e (iii) reavaliar por meio de um questionário, o grau de aprendizado sobre o conteúdo referente a erosão do solo e sustentabilidade ambiental.Os resultados apresentados permitem que sejam feitas as seguintes conclusões (i) com a avaliação dos questionários iniciais, foi possível verificar que os alunos, não apresentam entendimentos sobre a constituição dos solos, desmatamento e processos erosivos; (ii) a construção e aplicação dos modelos experimentais despertaram muito interesse nos alunos facilitando o aprendizado; (ii) atividade desenvolvida em um único momento não é suficiente para a mudança conceitual havendo a necessidade de outras abordagens para tópicos onde os alunos tiveram maior dificuldade no ponto de partida; (iv) o trabalho mostrou que compreensão escolar sobre a degradação dos solos pode contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento sustentável do recurso solo. MenosEste trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental no Município de Niterói, RJ. Em classe de aula foram construído 3 modelos práticos de baixo custo, envolvendo a conservação dos solos, água e problemas de degradação, sendo em seguida demonstrado os efeitos dos mesmos. De ordem geral o trabalho procurou associar e avaliar o aprendizado dos alunos com esses modelos Especificamente procurou-se: (i) avaliar os conhecimentos prévios por meio de questionário dos alunos do ensino fundamental sobre os solos, sua importância e processos envolvidos na sua degradação; (ii) construir um modelo prático que permita a análise da degradação do solo decorrente de processos erosivos; e (iii) reavaliar por meio de um questionário, o grau de aprendizado sobre o conteúdo referente a erosão do solo e sustentabilidade ambiental.Os resultados apresentados permitem que sejam feitas as seguintes conclusões (i) com a avaliação dos questionários iniciais, foi possível verificar que os alunos, não apresentam entendimentos sobre a constituição dos solos, desmatamento e processos erosivos; (ii) a construção e aplicação dos modelos experimentais despertaram muito interesse nos alunos facilitando o aprendizado; (ii) atividade desenvolvida em um único momento não é suficiente para a mudança conceitual havendo a necessidade de outras abordagens para tópicos onde os alunos tiveram maior dificuldade no ponto de partida; (iv) o trabalho mostrou que compreensão escolar sobre a degradação... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Práticas de conservação; Preservação ambiental; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Degradação Ambiental; Educação ambiental; Erosão do solo; Meio ambiente; Preservação da natureza. |
Thesaurus NAL: |
Environmental education; Environmental protection. |
Categoria do assunto: |
-- P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/57430/1/TostoFae.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/56066/1/2011AA100.pdf
|
Marc: |
LEADER 02466nam a2200253 a 4500 001 1919460 005 2019-05-03 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTÔSTO, K. L. 245 $aErosão do solo e sustentabilidade ambiental para o ensino fundamental.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE, 6., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: FAE$c2011 520 $aEste trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental no Município de Niterói, RJ. Em classe de aula foram construído 3 modelos práticos de baixo custo, envolvendo a conservação dos solos, água e problemas de degradação, sendo em seguida demonstrado os efeitos dos mesmos. De ordem geral o trabalho procurou associar e avaliar o aprendizado dos alunos com esses modelos Especificamente procurou-se: (i) avaliar os conhecimentos prévios por meio de questionário dos alunos do ensino fundamental sobre os solos, sua importância e processos envolvidos na sua degradação; (ii) construir um modelo prático que permita a análise da degradação do solo decorrente de processos erosivos; e (iii) reavaliar por meio de um questionário, o grau de aprendizado sobre o conteúdo referente a erosão do solo e sustentabilidade ambiental.Os resultados apresentados permitem que sejam feitas as seguintes conclusões (i) com a avaliação dos questionários iniciais, foi possível verificar que os alunos, não apresentam entendimentos sobre a constituição dos solos, desmatamento e processos erosivos; (ii) a construção e aplicação dos modelos experimentais despertaram muito interesse nos alunos facilitando o aprendizado; (ii) atividade desenvolvida em um único momento não é suficiente para a mudança conceitual havendo a necessidade de outras abordagens para tópicos onde os alunos tiveram maior dificuldade no ponto de partida; (iv) o trabalho mostrou que compreensão escolar sobre a degradação dos solos pode contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento sustentável do recurso solo. 650 $aEnvironmental education 650 $aEnvironmental protection 650 $aDegradação Ambiental 650 $aEducação ambiental 650 $aErosão do solo 650 $aMeio ambiente 650 $aPreservação da natureza 653 $aPráticas de conservação 653 $aPreservação ambiental 653 $aSustentabilidade 700 1 $aTOSTO, S. G. 700 1 $aPEREIRA, L. C.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|